quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Uso de Estratégias de Leitura por alunos universitários




                                                                     *Natália Franciele Leandro da Silva


Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa feita com alunos/leitores universitários sobre estratégias de leitura, para saber quais as estratégias usadas por eles e quais momentos eles utilizam essas estratégias de leitura.Além de mostrar os elementos presentes no ato da leitura como: conhecimento prévio, objetivos e elaboração de hipóteses e conclusões que contribui para o desenvolvimento do leitor em relação a leitura.


Palavras-chave:Estratégias de leitura, leitor, conhecimento prévio, objetivos.

Considerações iniciais

         Este artigo foi desenvolvido para analisar as estratégias de leitura usadas por leitores universitários. Ajudando a compreender quais as estratégias usadas no processo de leitura e possibilitando saber como é desenvolvido esse processo.Serão exposto no referencial teórico o ato de ler mostrando como esses leitores faz na hora da leitura, depois é falado um pouco sobre ensino-aprendizagem, em seguida falaremos sobre as estratégias de leitura seguidos de citações, em seguida, os resultado da pesquisa e por último as considerações finais, os referenciais bibliográficos e anexos.


Referencial teórico

1. O ato de ler

     Ler é construir significados, ou seja, a leitura é um processo pelo qual o leitor é um sujeito ativo que interage com o texto.Nessa perspectiva o leitor ao ler aciona os seus conhecimentos prévios relacionando-os ao texto para atribuir significado ao que está lendo.
     No ato da leitura esses relacionamentos entre o que o leitor sabe e o que o texto lhe proporciona, ajuda-os a avançar na leitura, mas se esses relacionamentos não servir, fazendo a leitura se tornar mais difícil, recorrem a outras alternativas, fazendo assim, uso de estratégias de leitura para atingir seus objetivos, pois todo ato de leitura tem um objetivo a ser atingido.Ao ler o leitor estabelece hipóteses que vai avaliando ao longo da leitura. Caso essas hipóteses não se confirmem o leitor volta a fazer novas formulações para chegar a uma compreensão.

2. Ensino-aprendizagem

      Para que a leitura seja fácil é preciso que o leitor tenha objetivos em relação a leitura. Muitos leitores leem sem objetivos o que torna a leitura mais difícil.É preciso que os professore incluam ao seu trabalho o ensino de estratégias de leitura, capacitando os seus alunos, para que eles se tornem leitores competentes e capazes de emitir opiniões próprias sobre o que leram. Na escola o processo de leitura é basicamente ler o texto e responder perguntas feitas pelo professor sobre o que foi lido, isso diz respeito a uma avaliação de compreensão leitora.Nesse processo o professor leva para o aluno/leitor a fazer uma visão geral do texto sem fazer com que esse aluno/leitor perceba o processo que o levou a esse resultado.Dessa forma, o professor não ajuda o aluno a ser um leitor competente, capaz de usar as estratégias de leitura para chegar a uma compreensão, estabelecendo objetivos, fazendo inferências e se tornando ativo nesse processo de leitura.


3. Estratégias de leitura

       A leitura é acima de tudo um processo de compreensão da linguagem.
       Esse processo de compreensão envolve o texto e leitor com seus objetivos e finalidades, pois apesar do texto ter o seu significado o leitor faz inferências dependendo do objetivo da leitura, da informação proposta pelo texto e do seu conhecimento prévio. Dessa forma são ativadas algumas estratégias conscientes de leitura dependendo das exigências do processo de compreensão.
     A perspectiva em que se situa esse artigo pressupõe que, é necessário aprender as distintas estratégias que levam esses alunos à compreensão do texto, dessa forma, a leitura vai ser um processo de interação entre leitor e texto.Os alunos fazem previsões baseadas no conhecimento que têm e nas informações que o texto lhes dá, mas quando esse processo de previsões não se realiza, a leitura passa a ser ineficaz, porque o aluno não compreende.
   Para que haja essa compreensão o aluno tem que fazer uma atividade de leitura que envolva o conhecimento lingüístico, o conhecimento textual e o conhecimento prévio, isso possibilita que esse aluno,passe a ser ativo nesse processo de construção do significado e faça interferências com base nesses conhecimentos.No processo de leitura são ativadas algumas estratégias,que são usadas pelos alunos/leitores como modeladores da leitura, Kleiman,1989.
     O termo “estratégia” é usado deliberadamente para se referir à ação de domínio e escolha dos leitores no alcance de metas ou objetivos desejados e portanto, é considerada tanto uma habilidade cognitiva quanto metacognitiva (Bolívar,2002 ).
     As estratégias cognitivas são formas de decodificação dos símbolos lingüísticos e construção do significado que são utilizados pelos leitores para chegar a compreensão.
      Segundo Bolívar, 2002, as estratégias metacognitivas, quanto ao processo de compreensão em leitura, podem ser definidas como a consciência que o leitor tem sobre o próprio nível de compreensão durante a leitura e a habilidade para controlar as ações cognitivas por meio de estratégias que facilitem a compreensão de um determinado tipo de texto ou de tarefa determinada. Essas estratégias permitem ao leitor planejar, monitorar e regular o seu próprio pensamento enquanto lê.Isso ocorre porque a metacognição pode ser entendida como o conhecimento e controle que a pessoa tem sobre sua própria cognição, implica ter conhecimento de como pensa (processos e eventos cognitivos ) e do conteúdo dos mesmos (estruturas) aliado à habilidade para controlar tais processos,com o objetivo de organizá-los, revisá-los e modificá-los em função dos resultados obtidos pela aprendizagem.
       É preciso que os alunos saibam como utilizar estratégias metacognitivas para facilitar a sua compreensão. Isso pode ocorrer antes da leitura quando o aluno faz uma leitura superficial do texto através do título, tópicos e figuras. Ocorre também durante a leitura quando este distingue o que é importante e relaciona com o seu conhecimento prévio. E após a leitura, pois nesse momento o aluno revê as suas hipóteses, previsões e conclusões se tornando ativo e crítico,podendo analisar-se e se necessário corrigir-se.Eles verificam se as suas previsões estão corretas ou não,verificam se atingiram os objetivos pretendidos com a leitura do texto, e pensão no que já sabiam antes de começar a ler o texto ( Duke & Pearson, 2002; Kopke, 1997 ).
        Todas essas estratégias usadas ajudam na compreensão do texto. No momento em que o leitor estabelece o objetivo da leitura definindo qual a estrutura do texto, os motivos que os levaram a ler esse tipo de texto e para que vai servir as informações obtidas, ele ativará o tipo de estratégia à ser usada para chegar a compreensão, podendo avançar ou regredir na leitura de acordo com a sua necessidade. Assim o aluno vai se avaliando e auto-regulando a sua leitura para que a compreensão seja de fato evolutiva.As estratégias usadas pelos leitor são determinadas pelos seus objetivos e propósitos.
       Quando o leitor estabelece um objetivo para a leitura ela se torna mais fácil e eles tentem a reter melhor as informações. Esse objetivo em certo ponto também é determinado pelo tipo de texto que se pretende ler.
As hipóteses criadas pelo leitor devido os seus objetivos para com o texto vão gerando relações entre as experiências do leitor e as informações dadas pelo texto ao longo da leitura.
       Esse processo de estabelecer objetivos e hipóteses são importante para a compreensão do texto. Essas estratégias metacognitiva ajudam ao leitor a fazer uma reflexão sobre o próprio conhecimento, realizando assim uma leitura e não uma simples decodificação. O leitor constrói o significado do texto, construindo e reconstruindo se necessário as suas hipótese, decidindo se aceita ou rejeita as conclusões deixando de ser passivo e se tornado ativo na construção do significado.


4. Pesquisa
       Com o objetivo de investigar o uso de estratégias de leitura para a compreensão de textos, foi realizada uma pesquisa de campo, com questionário contendo 40 questões, das quais 12 eram perguntas sobre o perfil do aluno/leitor e 28 eram de estratégias de leitura, avaliando o quanto esses leitores utilizam as estratégias de leitura e possibilitando-nos verificar o quanto eles á dominam. A pesquisa foi realizada com 29 alunos/leitores do 3° período de Letras da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.


4.1.Perfil do aluno/leitor


      Com base nos resultados podemos perceber que a maioria dos leitores (37,93 %) tem em média 18 a 20 anos de idade. O que nos mostra pela a idade dos participantes, que as pessoas estão tendo mais acesso ao ensino superior diferente de antigamente como podemos ver nos dados obtidos com a pesquisa sobre a escolaridade dos pais. Como podemos observar 31,50 % responderam que os pais só tem o fundamental I, 20,70 % tem o fundamental II, 27,60 % freqüentaram o ensino médio, 10,35 % não responderam e apenas 13,80 % dos participantes responderam que os pais freqüentaram o ensino superior.Notamos também que 75,90 % leitores tem a renda familiar abaixo de 5 salários. Na pergunta feita no perfil do aluno/ leitor sobre eles gostarem de ler, 100% dos entrevistados responderam que sim, mas em seguida ao se pergunta com qual frequência 48,3 % responderam que sempre ler e 51,75 % dos leitores responderam que só gostam de ler as vezes, o que nos leva a crer que esses leitores leem pouco e que a primeira resposta foi dada por uma questão de proteção de face. O lugar que eles leem com mais frequência é em casa.
         Através do percentual podemos perceber que o veículo de leitura preferido desses leitores são livros de ficção com linguagem verbal e não-verbal e que ambas as linguagens lhe chamam a atenção ao ler. Outro resultado importante baseado no percentual foi que 51,75 % desses leitores não gostam de ler/ver propaganda e que a maioria 89,70 % leem revistas de assuntos gerais, podemos perceber outra contradição o que nos leva a crer que seja novamente uma questão de proteção de face. Com base nos resultados notamos que a maioria, 55,20 %, dos leitores frequentão teatro, 62,10 % deles costumam ver noticiário e que 62,10 % procuram a internet como suporte para fazer os trabalhos acadêmicos(anexo 1).


4.2.Estratégias usadas pelos universitários

        Para se compreender um texto é preciso dominar os microprocessos que interferem nessa compreensão. É necessário conhecer as dificuldades apresentadas durante a leitura e a causa desta, aprender a regular a leitura de acordo com as necessidades permitindo saber quais as estratégias utilizada ao longo da leitura.
      É relevante que os alunos, de qualquer nível de ensino, saibam utilizar as estratégias metacognitivas de leitura de modo facilitar a sua compreensão (Carrel, Gajdusek & Wise, 1998 ).
     Com o objetivo de investigar o uso de estratégias de leitura usada por alunos/ leitores universitários, foi aplicado um questionário que avaliou o uso consciente de estratégia de leitura utilizadas por eles no ato de ler. Foram observados o uso dessas estratégias de leitura em três momentos.
     O primeiro momento se dá antes da leitura quando os leitores fazem uma análise superficial do texto, observando o titulo e as figuras. Os resultados da pesquisa mostram que as estratégias mais usadas pelos leitores antes da leitura (ver anexo 2) são: fazer algumas previsões sobre o assunto do texto com 48,30 %, comparar as informações verbal com as informações não-verbal com 44,85 %, ler o título do texto para ter uma noção do assunto abordado com 93,15 %, decidir o motivo que lhes levam a ler o livro com 51,75 %, listar as principais idéias que esperam encontrar no texto a partir do tema com 86,25 %, fazer perguntas que gostariam de responder no final da leitura com 27,60 % e relacionar as figuras com o que já conhece com 51,75 %.De acordo com os dados do anexo 2 podemos perceber que as estratégias de leitura de maior porcentagem, portanto a de maior uso por esses alunos / leitor antes da leitura é em primeiro lugar, ler o titulo do texto para ter uma idéia do assunto abordado com 93,85% e a segunda estratégias de leitura mais utilizadas por eles é listar as principais idéias que esperam encontrar no texto a parte do tema com 86,25%.
         O segundo momento a ser observado o uso de estratégias de leitura foi durante a leitura (ver anexo 3), quando se relaciona as informações com o que se sabe. As estratégias mais usadas por eles nesse momento são: verificar se as previsões feitas estão corretas ou não com 69 %, procurar responde as perguntas feitas antes da leitura com 48,30 %, usar o tempo da leitura para ter clareza daquilo que está lendo com 75,90 % e reler alguns trechos ou ler adiante para ter certeza daquilo que está lendo com 44,85 %.
         Como podemos observar no anexo 3 as estratégias de maior porcentagem durante a leitura foi verificar se as previsões feitas estão corretas ou não com 69%, é usar o tempo da leitura para ter clareza da quilo que esta lendo com 75,90%é fazer previsões sobre a conclusão do texto com 75,90%; dessa forma esse aluno/leitor tende a usar estratégias metacognitivas de solução de problema, ou seja, esses alunos quando não compreendem as informações fazem uso de ações que os ajudam a compreender o texto . O 3° momento observado foi após a leitura onde os alunos/leitores também apresentam uso de estratégias de leitura (ver anexo 4). As de maior porcentagem foi verificar se atingiu os objetivos pretendidos com a leitura com 75,90 %, resumir as principais idéias para verificar a compreensão com69 %.Podemos observar através do anexo 4 que os aluno/leitores utilizam estratégias de leitura também após a leitura, tirando do texto os pontos relevantes para ajudá-los a compreender as informações.


Considerações Finais

     Com base nos resultados obtidos pode-se dizer que os alunos utilizaram estratégias de leitura sendo assim bons leitores, pois arrumaram maneiras de chegar à compreensão do texto, sendo um leitor ativo e crítico.As vezes o pouco uso dessas estratégias reside no fato dos alunos não saberem quando e onde usar, além de não se relatar nas escolas o valor de se saber essas estratégias para se chegar a uma melhor compreensão da leitura.É necessário que haja mais divulgação dessas estratégias para criarmos grandes leitores.



Referências:


BOLÍVAR, C. R. (2002). Mediación de Estratégias Metacognitiva em Tareas Divergentes Y Transferencia Recíproca. Investigación Y Postgrado, v. 17, n. 2, 1-20.


DUKE, N. K. & Pearson, P. D. (2002). Effetive practices for developing reading comprehension. In. A. E. Farstrup & S. J. Samuels (Eds.), What research has to say about reading instruction (pp. 205-242). Newark, DL: International Reading Association.


KLEIMAN,Ângela. Texto e Leitor:Aspectos cognitivos da leitura,10°Edição, Campinas,SP.Pontes,2007.


KOPKE FILHO, H. (1997). Estratégias para Desenvolver a Metacognição e a Compreensão de Textos Teóricos na Universidade.Psicologia Escolar e Educacional, v.I, n. 2/3, 59-67.


PELLEGRINI, M. C. K. Avaliação dos níveis de compreensão e atitudes frente à leitura em universitários. Dissertação de Mestrado. Faculdades de Ciências Humanas, Universidade São Francisco, Bragança Paulista, 1996.




                                                   Anexo 1



                                       Percentual das respostas

1- Qual sua idade ?

18 a 20 ................................................37,93 %
21 a 25 ...............................................15%
26 ou mais ............................................27,60 %

2- Qual a escolaridade do seu pai ?

Ens. Fundamental I ........................................... 31,50 %
Ens. Fundamental II .......................................... 20,70 %
Ens. Médio..................................................... 27,60 %
Ens. Super..................................................... 13,80 %
Sem respostas ..................................................10,35 %


                              Porcentagem das respostas

3-Qual a sua renda familiar ?

abaixo de 5 salário mínimos ...................75,90 %
de 5 a 10 salários mínimos ...................17,25 %
de 10 a 20 salários mínimos ...................3,45 %
acima de 20 salários mínimos ..................0 %
sem resposta ..................................6,90 %

4-Você gosta de ler?

sim ......................................................100 %
não..........................................................0 %

5-Você costuma ler regularmente?

sempre ................................................. 78,30 %
ás veze.................................................... 51,75 %
nunca ....................................................0 %

6-Onde você ler com mais frequência?

em casa ....................................................75,90 %
na faculdade ................................................6,90 %
no trabalho ............................................... 13,80 %
em outros lugares ...........................................3,45 %

7- Que veículo de leitura você prefere?

livros ......................................................65,55 %
jornais .....................................................3,45 %revistas ...................................................24,15 %
outros .....................................................0 %
nulos ......................................................6,90 %

8- Que tipo de leitura você prefere?
ficção ..........................................................51,75 %
não-ficção .......................................................31,05 %
outro tipo ......................................................62,10 %

9- Você gosta de ler textos com liguagem:

verba ......................................................34,50 %
não-verbal .......................................................3,45 %
verbal e não-verbal .............................................62,10 %

10- Quando você ler um texto que tem a linguagem verbal e não-verbal juntos, o que lhe chama mais atenção?

a ilustração .................................................13,80 %
o texto escrito ..............................................31,05 %
ambas ......................................................55,20 %

                                            Porcentagem das respostas

11- Você costuma ler/ver propaganda?
sim ............................................................48,30 %
não .............................................................51,75 %

12- Que tipo de revista você prefere?
em quadrinhos ................................................0 %
de esporte ....................................................0 %
esotéricos/linema/tv/música ..................................6,90 %
assuntos gerais.................................................89,70 %
nulo ..........................................................3,45 %

13- Você freqüenta teatro e cinema ?
sim .............................................................55,20 %
não ...........................................................44,85 %
nulo ...........................................................3,45 %

14- O que você costuma assistir na TV?
novelas ..........................................................17,25 %
noticiários .................................................. 62,10 %
desenho animado..................................................0 %
entrevistas .................................................3,45 %
outros .....................................................13,80 %
sem resposta ................................................3,45 %

15- Que tipo de veículo você costuma consultar para realizar os trabalhos acadêmicos?
Enciclopédia ..............................................20,70 %
dicionário ................................................10,45 %
fascículo ..................................................3,45 %
Internet ..................................................62,10 %
Outros .................................................... 3,45 %

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