sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Relatório sobre Tendências Pedagógicas


                                                
                                                   Natália Franciele Leandro da Silva

1.Introdução

        Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas na 1ª Unidade da disciplina de Didática ministrada pela professora Maria Lúcia.
        Para construção desse texto, inicialmente construímos um Referencial Teórico em seguida descrição das atividades. Posteriormente apresentaremos a análise dos resultados, as considerações finais e a bibliografia.

2.Referencial Teórico
              No contexto atual a educação tem sido modificada para dar um ensino de qualidade e atender as necessidades sociais, políticas e econômicas. Essas relevantes modificações sofridas no decorrer do tempo,tem refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar.Assim os professores ficam inseguros com relação ao processo ensino-aprendizagem fazendo-se necessário uma reflexão em relação o processo educativo. Os professores necessitaram passar a usar essas transformações para buscar novas formas didáticas e metodologias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem com seu aluno passando a ser um motivador desse processo.
            Devido ao desenvolvimento acelerado a escola no contexto atual precisa rever suas práticas educativas adequando-as ao momento atual e principalmente se colocar na posição de organizador principal na evolução da sociedade, cumprindo assim sua função transformadora de conhecimento.Dessa forma, a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem no contexto atual precisa ter como princípio a necessidade de ima reformulação pedagógica, onde a escola deixe de ser obrigação a ser cumprida pelo aluno, passando a ser uma fonte para a aquisição do saber.

“Na sociedade da informação, a escola deve bússola para navegar
nesse mar de conhecimento, superando a visão utilitarista de só
oferecer informações “úteis” para a competitividade, para obter
resultados. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma
educação integral. O que significa servi de bússola? Significa
orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de
uma educação que os faça crescer e não embrutecer.”
( GADOTTI,2000.)


           O professor nesse contexto deve ter em mente a necessidade de se colocar em uma postura norteadora do processo ensino-aprendizagem, pois ele tem um papel importante no desenvolvimento de seu aluno podendo ser um condutor para o seu crescimento.

“Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam
a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas
também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da
palavra, dos marketeiros, eles são os verdadeiros “amantes da
sabedoria”, os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem
fluir o saber (não o dado, a informação e o puro conhecimento),
porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a
humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mas
produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são
imprescindíveis.”(GADOTTI, 2000)


              A educação é o meio pelo qual preparamos indivíduos para atuar na sociedade.Há diversas modalidades de educação. A educação não-intencional são as influencias que os indivíduos recebem do contexto social e do meio ambiente onde não há nem uma intenção de ensinar.Na educação não formal nós trabalhamos atividades educativas fora da escola convencional como: movimentos sociais organizados e meios de comunicação de massa.Já a educação intencional tem finalidade de ser ensinada, é uma forma de ducação formal onde são realizadas em ambientes escolares ou em agências de instrução e educação.É por meio da educação que o indivíduo forma a sua personalidade e o seu caráter, implicando uma concepção de mundo, idéias,valores,modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais,políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática.Dessa forma o individuo desenvolve a instrução que é a informação intelectual e o desenvolvimento da capacidades cognitivas diante do domínio de conhecimentos sistematizados, isso significa dizer que é o indivíduo aprende a se desenvolver como uma pessoa capaz de realizar determinadas atividades.O ensino é o meio para a realização dessa instrução.
           As Tendências Pedagógicas tem influenciado muito na escola.A Pedagogia Liberal tem por finalidade preparar o indivíduo para o desempenho de papéis sociais, apesar do nome liberal ela não tem o sentido de liberar as pessoas,mas vem devido o capitalismo que foi uma manifestação da sociedade..Essa Pedagogia engloba a tendência tradicional, a tendência renovada progressivista,a renovada não-diretiva e a tecnicista que foi a última tendência da Pedagogia Liberal surgida.Nesse processo de surgimento de novas tendências Saviani descrevi que:

“ Os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da
escola nova.A realidade,porém, não oferece aos professores
condições para instaurar a escola nova, porque a realidade em
que atuam é tradicional.”(SAVIANI,Dermeval,1981;pág.95)

               Ele nos lembra que a escola era um ambiente no qual o aluno não tinha saber, sendo considerado uma tábua rasa.Hoje os professores tentam fazer da educação algo novo, onde o aluno tem seu saber e pode crescer junto com o professor, porém, ainda encontram dificuldades, porque apesar de tanto se falar em renovação a escola continua sendo de certo modo “tradicional”. No contexto de cada tendência percebe-se que há uma evolução na educação,pois cada educador trabalha em prol de um ensino com oportunidade iguais para todos mesmo sabendo que a realidade em alguns lugares é diferente.Existe lugares em que há poucos recursos e os professores tentam adaptar os recursos que lhe é disponível para melhorar o ensino.Na tendência tradicional prevalece a palavra do professor, onde ele tem voz e vez podendo ditar as regras.A Tendência Tradicional prepara o aluno intelectualmente e moralmente para a sociedade, mas não é preocupação dela problemas sociais. Nessa tendência os conteúdos são passados ao aluno como verdades inquestionáveis sendo eles um mero depósito de informações, é o chamado ensino bancário onde o professor é o dono da verdade e não há nenhum relacionamento afetivo entre professor e aluno.
            O professor passa o conteúdo sem haver nem um tipo de debate,questionamento e nem intervenção do aluno, este por sua vez deve fixar o conteúdo.
          “Aprender a aprender” essa é a regra de “ouro” colocada na vida do aluno e do professor progressivista, esse por sua vez vem em segundo plano, onde o privilégio é o aluno que “dita as regras”, ou seja, ele aprende o que lhe interessa para a convivência social e cultural deixando de lado os conteúdos programáticos. As experiências e as tentativas que não dão certo, não são erros e sim oportunidades de educar-se com suas próprias tentativas em um processo de construção e reconstrução.
          Os métodos utilizados para esses processos são de: (Dewey, Montessori,Decroly,Cousinet...) contudo a adaptação nas escolas é de difícil aceitação, pois os professores não tem condições objetivas, chocando-se com a prática que usamos com facilidade a tradicional.As escolas particulares são as que mais adotam estes métodos temos também as escolas experimentais e comunitárias.
Toda dificuldade que esses métodos trazem para as escolas tradicionais são a não valorização dos conteúdos organizados racionalmente, já que os conteúdo de ensino do método progressivista são estabelecidos em função de experiências frente a desafios cognitivos e situações problemas.Na sociedade atual é difícil manter uma turma disciplinada e interessada onde eles mesmo escolhem o que querem aprender, é preciso que o método progressivista tenha um elo com o tradicional.
           A Tendência Liberal renovada não-diretiva tem por preocupação maior o psicológico do que o social e pedagógico de cada aluno. O material didático ajuda muito, mas não é só isso tem que ter uma certa motivação para muitos irem a escola.O conteúdo de ensino facilita a transmissão dos conteúdos para os alunos e fazem com que os tornem mais responsáveis para com seus próprios desenvolvimento. O professor tem liberdade para desenvolver o seu próprio método de ensino que facilite a aprendizagem do aluno. Essa tendência
          Propõe uma educação centrada no aluno para que este desenvolva a sua personalidade.
         O Tecnicismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 60 como forma de orientação político-econômica do Regime Militar para inserir a escola no sistema de produção Capitalista.
         Na Tendência Tecnicista a escola prepara o aluno dando-lhe conhecimentos e habilidades para que ele possa integrar-se ao sistema social. Dessa forma a escola contribui para o sistema produtivo, seu interesse é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho através de informações, princípios científicos, leis que possam ser redutíveis ao conhecimento observável e mensurável, ou seja, tudo o que se pode observar ou determinar, sendo assim uma ciência objetiva onde o material instrucionais são os livros didáticos, manuais, módulos de ensino e dispositivos audiovisuais. A metodologia de ensino consiste nos procedimentos e técnicas utilizados pelos professores para assegurar a transmissão e recepção de informações. Esse método possui três componentes que são os objetivos instrucionais operacionalizados em comportamentos observáveis, procedimentos instrucionais e avaliações.
            Essa Pedagogia assim como a Tradicional mantém uma distância entre aluno e professor criando um ambiente puramente técnico, não havendo questionamentos, debates, discussões e relações afetivas. O ensino tecnicista é um processo de condicionamento através do uso de reforço das respostas que se quer obter, ou seja, acredita-se que adquirimos uma língua por meio de imitação e formação de hábito.
           A Pedagogia Progressista tem por finalidade a análise crítica da realidade social. Nela inclui-se a Tendência Libertadora que tem como mentor Paulo Freire e a Libertária que reúne os defensores da auto-gestão pedagógica. Essas tendências valoriza a experiência do aluno como base da relação educativa.
          Na Tendência Libertadora a escola trabalha a realidade social, pois o importante não é conteúdos específicos e sim fazer junto ao educando um trabalho através de suas experiências vividas através de grupos de discussão onde professores e alunos interagem e através das trocas de experiências permitirem uma compreensão da vida, conduzindo os educando a uma crítica da realidade social. Libâneo diz:

“Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta,
Isto é, da situação vivida pelo educando, e só tem sentido
Se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade.O
Que é aprendido não decorre de uma imposição ou
memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual
se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica.”
(LIBANEO,1991.pág.35)


        O conhecimento do educando não deve ser imposto, mas adquirido através do seu senso crítico.
        Já a Tendência Libertária o desenvolvimento individual é tido como realizado somente no coletivo. Essa tendência é uma forma de resistência a ação dominadora do Estado. Nela as matérias não são impostas porque o importante é a experiência do grupo. O conhecimento não é tido como investigação da realidade, mas sim descobrir as respostas exigidas pela vida social.O professor é um conselheiro que não impõe, mas sim aconselha o aluno não havendo qualquer poder de autoritarismo, fazendo com que o aluno se torne uma pessoa livre.
        A Tendência Crítico-social dos conteúdos surgiu na década de oitenta preparando o aluno para o mundo adulto e suas contradições. Ela possibilitou uma participação organizada e ativa perante a sociedade.O professor e o aluno trabalham em conjunto, nessa relação o docente deixa claro o que está trabalhando, para que servirá o conteúdo e como o aluno usará em seu cotidiano havendo uma troca de conhecimentos.Nessa tendência a escola é o meio para eliminar a seletividade social e torná-la democrática, pois a escola faz parte da sociedade e pode agir dentro dela exercendo um papel transformador na vida do aluno através da intervenção do professor e sua participação ativa, dando ao aluno uma visão mais organizada do meio social.Segundo Saviani:


“A atuação da escola consiste na preparação do aluno para
o mundo adulto e suas contradições, fornecendo - lhe
instrumental por meio da aquisição de conteúdos e da
socialização, para uma participação organizada e ativa na
democratização da sociedade’’(SAVIANI,Dermeval,1981;)


             Para essa tendência aprender é desenvolver habilidades para lidar com os estímulos obtidos na escola e organizar os dados que estão disponíveis na experiência adquirida.


3. Descrição das Atividades

             Nas aulas assistidas em sala foi apresentado no dia 5 de agosto o contexto atual da educação além da elaboração do roteiro para a construção do relatório. Na aula seguinte,12 de agosto foi trabalhado os conceitos básicos da didática,em seguida a sala foi dividida em grupos de estudos para apresentação de seminários, Já no dia 19 de agosto houve apresentações em sala sobre as Tendências Pedagógicas além da continuação do relatório. Na noite de 02 de setembro foi construído coletivamente o roteiro para a visita técnica a escola Amélia Coelho onde será realizado uma pesquisa de campo sobre a estrutura e funcionamento da mesma. Já na aula de 09 de setembro foi adiantado uma aula do segunda unidade sobre oficinas. No entanto dia 16 de setembro foi debatido sobre a visita técnica que será na próxima aula (23/09). Hoje 23 de setembro foi concluído que por alguns motivos não será possível a realização da visita a escola Amélia Coelho. Em 30 de setembro foi dado início a elaboração do projeto das oficinas.


4. Análise dos resultados

          Podemos notar que a escola tem passado por várias mudanças ao longo do tempo, e essas mudanças tem contribuído para um ensino de qualidade,mas as ainda existe muita coisa para se fazer.O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos organizados sob a direção do professor com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções para atuar na sociedade.Dessa forma os professores devem estar se auto-avaliando, pois a evolução da ciência é constante, a cada dia temos novas descobertas e precisamos quebrar velhos paradigmas educacionais.


5. Considerações Finais

              Através deste relatório em que fizemos alguns estudos teóricos e em que enfatizamos alguns pontos de vista,aprendemos muito mais do que esperávamos.
            Percebemos que a educação não é algo terminado,mas sim um processo contínuo que possibilita uma interação entre o professor e o aluno e que é preciso que o ensino seja bem administrado com aulas que envolva os alunos para que haja um bom ensino-aprendizagem.
            Os professores devem desenvolver aulas que tenham haver com o contexto do aluno, e não se limitar, tentar ampliar sempre os seus métodos educacionais despertando o interesse do aluno pela disciplina e desenvolvendo assim o seu potencial preparando-os para o mundo.
          Para que nós tenhamos uma educação de qualidade os governantes, professores, alunos e a sociedade precisam se juntar. Dessa forma trabalhando em conjunto poderemos tornar a educação um meio para melhorar o mundo.


6. Referência Bibliografica


PILLETI,Claudino.Didática Geral- São Paulo.Editora Ática,1997.


LIBÂNEO,José Carlos.Didática 1º ed.São Paulo,Contez.1991.


LIBÂNEO,José Carlos.Democratização da Escola.São Paulo.


GADOTTI,M.Perspectivas atuais da educação.Porto Alegre,2000.

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