quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto de Leitura numa perspectiva de Letramento

                                                                                                     
                                              Natália Franciele Leandro da silva

Problema

Desenvolver uma aprendizagem numa perspectiva de Letramento para que o discente tenha capacidade para desenvolver-se em sociedade.

Público-alvo:

O projeto será direcionado para as turmas do 1° ao 9° ano da escola Monsenhor José Elias de Almeida –PE.


Justificativa

Tendo em vista as dificuldades dos alunos do 1° ao 9° ano em interpretar, compreender e argumentar, processos básicos para uma participação ativa na sociedade, verificou-se a necessidade de um projeto voltado para a leitura numa perspectiva de Letramento que possibilite a formação de sujeitos sociais. Tendo em vista o desenvolvimento social, pretendemos ajudar por meio deste projeto desenvolver nos discente uma prática de leitura voltada para as habilidades necessárias para se desenvolver na sociedade de forma a aproveitar as oportunidades que a vida lhes oferece.


Objetivo Geral

Estimular o educando a prática da leitura, formando assim leitores críticos, reflexivos e atuantes na sociedade em que vivem.

Objetivos Específicos

• Propiciar a formação de alunos leitores;
• Desenvolver o hábito de ler dos educandos;
• Estimular o uso de estratégias de leitura;
• Trabalhar a interpretação, compreensão e argumentação dos educandos;
• Desenvolver as competências.

REFERENCIAL TEÓRICO

O presente projeto tem por objetivo estimular a leitura dos alunos visando desenvolver nos mesmos um estado de letramento. Sabe-se que a leitura anteriormente era tratada como um processo de decodificação de um texto escrito. Nessa perspectiva o processo de leitura se limitava a alfabetização, ou seja, focava a capacidade que o leitor tinha de decodificar um texto. Com o passar do tempo foi sendo observado que havia outros processos envolvidos no ato de ler. A partir daí surge a ideia de Letramento, pois a mera decodificação de um texto passa a ser insuficiente, sendo preciso compreender a funcionalidade da linguagem porque é assim que o leitor passará a participar significativamente na sociedade. Segundo Magda Soares, a idéia de letramento surge no momento em que o conceito de alfabetização passa a ser insatisfatório, pois não basta que o aluno saiba ler e escrever é preciso que ele saiba como usar a leitura e a escrita na sociedade e dessa forma se tornar atuante na mesma.


“Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já
o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento,
é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa social-
mente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde
adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.”
(Soares,1998, p. 22)


Sabemos que hoje existem muitas pessoas alfabetizadas, mas não são letradas, ou seja, elas leem o que está escrito, mas não conseguem compreender e usar isso na sua
vida tornando-se assim um indivíduo com muitas limitações, pois a partir do momento que o indivíduo não é letrado deixa de se comunicar adequadamente excluindo-se das possibilidades que a vida lhes dá. Isso acontece porque as práticas didáticas de leitura na escola só desenvolve uma pequena parte das capacidades que a leitura abrange e que são exigidas pela sociedade. Ser letrado exigi muito mais que decodificar , ser letrado é interagir com o texto, observar, replicar e avaliar posições e ideologias presentes no mesmo.

“ Para ler necessitamos, simultaneamente,
manejar com destreza as habilidades de decodificação
e aportar ao texto nossos objetivos,idéias e experiências
prévias; precisamos nos envolver em um processo de
previsões e inferências contínua, que se apóia na informação
proporcionada pelo texto e na nossa própria bagagem, e em
um processo que permita encontrar evidencias ou rejeitar as
previsões e inferências”.(Sole, 1998)

Como mostra Sole o ato de ler é um processo de interação entre o leitor e o texto e é através desse processo que o leitor vai usar algumas estratégias de leitura possibilitando-o compreender, interpretar e argumentar. São essas estratégias usadas pelos leitores para a compreensão que os tornam leitores letrados capazes de compreender o texto interagir com ele e traze-los para a sua realidade. Dessa forma, os discentes vão desenvolvendo seu nível de letramento e é a parte daí que vamos desenvolver esse projeto. Para isso procuramos trabalhar com os alunos de 1° ao 9° ano a leitura através de livros de conto para que através dele os discentes possam executar esses processos descritos por Sole.

Metodologia

De início a sala será dividida em grupo, depois serão expostos em sala de aula os alguns livros de conto para serem feita as escolhas de acordo com a preferência do grupo que em seguida iniciarão a leitura dos livros. Nesse processo o aluno vai fazer previsões, inferências e usar seu conhecimento prévio desenvolvendo a leitura e compreensão do texto através dessas estratégias de leitura
Em um outro momento em sala de aula os grupos iniciarão os relatos e discussões sobre seus contos observando qual a intenção do autor, quais as ideologia presentes no conto, pois a possibilidade de compreensão que tem um texto é vasta e é possível que dois leitores com objetivos diferentes tirem informações distintas do mesmo texto, e as discussões em sala vão fazer com que eles aumentem o seu nível de letramento. Por último serão produzidos ilustrações, poemas e resumos que culminarão em dramatizações que serão expostas aos demais alunos, professores e funcionários da escola.

Avaliação

No decorrer do projeto serão observados a participação dos educandos através da criatividade, leitura e escrita.

Culminância

Haverá um momento de socialização onde os alunos irão apresentar aos demais membros da escola as suas produções ao resultados finais do projeto.

Cronograma

MAIO – Leitura do livro.
Debate em sala.

JUNHO – Produção do material para ser apresentado.
Apresentação dos resultados para os demais.


Resultados Esperados

Espera-se que as práticas vivenciadas em sala de aula estimule o educando a prática da leitura crítica e reflexiva de maneira a contribuir para a sua vida. E que isso sirva de começo para que os professores transforme sua prática de ensino-aprendizagem focalizando-a em uma prática voltada para o letramento.


Referencias

SOARES, Magda.Letramento:um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.


SOLÉ,Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling – 6° ed. –Porto Alegre: ArtMed, 1998.

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* Trabalho orientado por Flávia Ferreira, Mestra em Linguística, professora do curso de Letras da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
Graduanda do 7° Período de Letras das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão(FAINTVISA).

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